Máscaras venezianas tem anos e anos de história, tem cor, às vezes não; tem sorrisos, tristezas, delicadezas, mas acima de tudo tem mistério….muito mistério!
O que mais me encantou ao fotografar estes belíssimos acessórios decorativos, foi o “imaginar” a personagem por baixo da máscara! Mas não fui capaz! Nalgumas avistei os olhos, alguns pareciam melancólicos, outros brilhantes, alguns cansados, mas lá estava o semblante impassível da máscara tentando desmentir o que eu tinha visto no olhar; ora a máscara sorria sempre, ora parecia zangada ou sempre indiferente e eu ainda na vã esperança de captar-lhes a alma…

Existe máscaras venezianas para todos os gostos e carteiras. Algumas são verdadeiras obras de Arte, trabalhadas com muitas plumas, rendas, metais, veludos e strass e com várias expressões e outras made in China, mas quem tiver imaginação pode customizá-las e dar-lhes um encanto extra! Eu particularmente gosto daquelas que ocultam parcialmente o rosto, pois revelam, ainda que pouco, o nosso estado de espírito e deixa transparecer no ar uma aura de glamour.

Desconfio que as pessoas realmente felizes, são aquelas que abdicam da máscara o ano todo e somente no carnaval é que as usam, apenas por pura diversão; mesmo porque quem as usa frequentemente, pode ter a certeza de que um dia ela cairá e revelará o que está por baixo, ou seja…Nada! só vazio, somente ilusão, um ser fictício que habitava ali e que queria ser outro…infeliz alma!

Tirando as minhas divagações…Desejo-lhes um Carnaval maravilhoso e usem a máscara com moderação, apenas por diversão! Nunca deixem que a superficialidade oculte a sua verdadeira essência, porque quem realmente gosta de você, aceita-o da maneira que és: um ser imperfeito feito de contradições e concordâncias. Dizem que quando exigimos perfeição nos outros demonstramos que não entendemos nada sobre nós mesmos…

Tive o prazer de fotografar lindas máscaras venezianas no Carnaval de 2012 e deixo aqui algumas imagens…

Qual delas que mais lhe chamou a atenção?

Vejam também meu video

marina_mourao_venice_mask_carnaval

marina_mourao_venezia-mascara

marina_mourao_venezia_italia

marina_mourao_venetian_mask_art

marina_mourao_mascara_veneziana_italia

marian_mourao_venetian_mask_carnival

marina_mourao_art_mascara_veneza

marina_mourao_art_venetian_mask

marina_mourao_carnaval_veneziano

marina_mourao_carnival_venice-

marina_mourao_blog_venetian_mask

marian_mourao_caranaval_veneziano

carnival_venice_blog_arte_marina_mourao

marina_mourao_mask_venice

"Preste atenção! o amor sempre é  solução"

“Preste atenção! o amor sempre é solução”