O djellaba é uma túnica tradicional muito usada pelos povos dos países do norte de África, principalmente os nômades do Saara e não só. É uma vestimenta utilizada tanto pelos homens como pelas mulheres e serve para proteger contra as intempéries como o frio, sol, areia e ventos fortes. Podem ser confeccionadas com tecidos mais rústicos, como a lã e algodão bem como tecidos mais nobres ricamente trabalhados. A maioria possuem capuz, mas este não é obrigatório. Alguns são longos e outros na altura dos joelhos, mangas longas, normalmente usados com calças confortáveis. Eu acho maravilhosos aqueles modelos para cerimônia que são trabalhados com fios dourados e prateados.

O djellaba que estou usando na foto é em veludo caramelo e com alguns apliques formando lindos desenhos, tem capuz e chega até aos joelhos. Comprei-o em Sidi Bou Said, Tunísia, depois de muito regatear. Foi muito divertido, pois eu já tinha desistido e o vendedor seguiu-me uns 100 metros para enfiar o djellaba num saco de plástico que eu trazia na mão, aí não tive como recusar. Em outra ocasião comprei um em Marrakesh, longo, sem capuz e tecido trabalhado com fios prateados, Lindo! Depois vou tirar fotos para lhes mostrar.

Pode usar o seu djellaba com calças, saia ou simplesmente como um vestido solto ou com um cinto marcando a cintura. Como o tempo já está meio frio aqui em Portugal, da próxima vez vou usá-lo com meias quentinhas, bota de cano alto estilo anos 60, acho que vai fazer um look exótico e meio bohemian.

Se você tiver jeitinho para a costura pode fazer um, é super simples de cortar. A sua imaginação é que vai ditar o resultado final. Para um look mais chic, escolha um veludo, ou uma seda, ou brocado e incremente com bordados usando fios dourados ou prateados e enfeite com cristais. Terá uma peça única e linda!

Gostaram?

Beijinhos e lembrem-se “A imaginação move o mundo”

Djellaba

Djellaba

Djellaba com capuz

Djellaba com capuz

Djellaba, Sid Bou Said

Djellaba, Sid Bou Said