Conta a lenda que o Castelo de Arouce foi um esconderijo secreto que um certo rei mouro chamado Arunce mandou construir para guardar sua filha, a princesa Peralta e todos os seus fabulosos tesouros.

Durante as batalhas na Península Ibérica entre mouros e cristãos, o rei Arunce teve que regressar à Africa para buscar reforços; deixou sua adorada filha numa fortaleza construída num bosque verdejante e cerrado mas com muita água à volta. A princesa levou alguns guerreiros para a proteger e cercou-se dos seus valiosos tesouros, baús cheios de ouro e pedras preciosas, vestidos de tecidos raros e tapetes ricamente bordados.

O rei fingiu que levava a filha junto com ele, mas sempre pensou voltar para buscá-la e ainda tinha esperanças de conquistar aquela região. Não consegui descobrir se ele voltou para resgatar sua adorada princesa, mas dizem que ela abandonou o Castelo. Será que foi à procura do pai ou terá sido alguma paixão fulminante por algum guerreiro?!?

Sobre o Castelo de Arouce, localiza-se na Serra da Lousã, Portugal e apesar de pequeno é uma bonita fortaleza que quase se confunde com a vegetação. Mesmo no inverno o verde é dominante e um macio tapete de musgo adorna a entrada , só foi pena ter dado de cara com os portões fechados, pois eu adoraria ter explorado cada recanto.

Fico pensando porque ainda nenhum Realizador descobriu esse cenário maravilhoso, surrealista! ideal para filmes de época, como por exemplo, o “Feitiço de Áquila”. Amei visitar o castelo no inverno, com aquele vento glaciar soprando em meu rosto, algumas árvores secas com troncos retorcidos e o murmúrio de uma ribeira não muito longe dali…Um sonho!

Tenho grande curiosidade sobre a idade média, principalmente no que diz respeito às indumentárias, artes…
Para enriquecer o texto, acrescentei ao castelo uma foto minha com um traje medieval que fiz para participar de um Evento. Estou fotografando outros vestidos que mostrarei oportunamente e com mais detalhes. Aguardem-me!

Castelo de Arouce, cenário digno de um filme tipo "O Feitiço de Áquila"

Castelo de Arouce, cenário digno de um filme tipo “O Feitiço de Áquila”

castelo_arouce_serra_lousa _marina_mourao
Uma ribeira que  abraça quase na totalidade o pequeno monte onde localiza-se o castelo de Arouce

Uma ribeira que abraça quase na totalidade o pequeno monte onde localiza-se o castelo de Arouce

O Castelo quase confunde-se com a vegetação

O Castelo quase confunde-se com a vegetação

Subi a serra da Lousã  para apanhar esse belíssimo ângulo

Subi a serra da Lousã para apanhar esse belíssimo ângulo

Apesar de pequeno, o Castelo de Arouce é encantador!

Apesar de pequeno, o Castelo de Arouce é encantador!

Dei de cara com os portões trancados, pena estar fechado ao público, mas pela área circundante, vale a pena visitar! mágico

Dei de cara com os portões trancados, pena estar fechado ao público, mas pela área circundante, vale a pena visitar! mágico