Já repararam que vivemos cercados de cores belíssimas e quase sempre não prestamos atenção? Na correria do dia-a-dia, não temos tempo para observar o quão bonita é a cor do céu, a cor das flores, das construções e mesmo os tristes cinzentos que dependendo da claridade, apresentam-se com nuances alilazadas tão suaves, que fico indagando-me como é possível  haver tonalidades tão belas!

A paleta que vou mostrar hoje, são tons que vão desde o azul ultramar aos oxidados e variações de terracota. Estas cores inspiraram-me para fazer uma pintura e também alguns looks. Mas não sigo somente esta paleta, não gosto de limitações e o estado de espírito é que manda!

Já algum tempo venho observando e fotografando as cores nas construções: casas e muros velhos, descascados, enferrujados, montes de terra …. e fico perdida de amores com alguns efeitos, que mais tarde utilizo para criar meus trabalhos artísticos, nomeadamente:  minhas pinturas em tela, minhas roupas, peças de decoração…tento harmonizar as cores e criar efeitos agradáveis aos meus olhos, guiando-me pela fotografia. Nem sempre consigo, mas tento muitas vezes até conseguir! quanto mais treinamento, mais intimidade com as cores e  mais facilidade em misturá-las.

Então fica aqui o registro de alguns lugares que despertaram minha atenção, fotografei-os e  mais tarde utilizei  essas cores e mesmo alguns desenhos, como inspiração para trabalhos artísticos, como minha tela TSUNAMI e alguns looks conforme fotos abaixo.

Um conselho: Não se rendam à ditadura do tempo. Abrandem o passo e observem ao redor, 10 minutinhos apenas, fotografem…fotografem muito… e descobrirão cores e detalhes fantásticos! Se não gostarem de fotografar, apenas observem e  depois contem-me o que descobriram…

 

Esta linda paleta de cores inspirou-me a pintar TSUNAMI

Esta parede velha e descascada,mas como uma linda paleta, inspirou-me a pintar TSUNAMI

TSUNAMI

TSUNAMI, pintura acrílica

Belos tons terracota de um muro em Marrakech

Belos tons terracota de um muro em Marrakech

Look feito com lenços amarrados nos tons terracota

Look com lenços amarrados inspirado nas paredes terracota da “cidade vermelha”, Marrakech

Muro em Dubrovnic com detalhe enferrujado de belíssimos tons de ocre

Muro em Dubrovnic com detalhe enferrujado formando belíssimos padrões de tons ocre

Apaixonei-me por esse tecido, por apresentar alguma similaridade com o desenho da foto acima

Apaixonei-me por esse tecido, por apresentar alguma similaridade com o desenho da foto acima