Desde criança que eu já amava as guirlandas de flores e fazia muitas delas para enfeitar os cabelos. Era uma alegria só correr pelos campos floridos, juntamente com minhas irmãs, procurando flores raras e coloridas para compor nossas “obras de arte”. Depois fazíamos um concurso onde nossa mãe era intimada para ser o juiz e escolher a coroa mais bonita. Sábia como sempre, para o bem geral, ela escolhia todas e ficávamos felizes da vida!

Quando em Portugal visitei pela primeira vez uma feira medieval, recordei imediatamente da minha infância. Fiquei encantada pela quantidade e variedade de guirlandas que se espalhavam pelo recinto ao ar livre ou em tendas estrategicamente distribuídas para hipnotizar as sonhadoras que porventura passassem por ali. Curiosa, observei um ancião que calmamente fazia um entrançado delicado de flores à volta de um aro em metal e cujo resultado final foi no mínimo deslumbrante! Comprei a coroa e de quebra aprendi a confeccioná-la.

Então vamos experimentar fazer uma?

Primeiro: Se viver perto do campo, faça um passeio e colha as flores mais lindas que encontrar
Segundo: Arranje uma taça, uma tesoura, alicate, fio de cobre e barbante, ou outra linha resistente
Terceiro: Acompanhe o passo-a-passo através das fotografias abaixo
Quarto: Faça sua coroa, coloque um vaporoso vestido floral, use um cinto estilo corset para criar um look meio celta e depois liberte a deusa que existe dentro de você!

Onde usar uma guirlanda de flores?

Eu vejo a guirlanda de flores como um talismã para brindar a chegada da primavera e do verão e como tal uso-a em festas informais ao ar livre, feiras medievais ou mesmo para dar um passeio pela praia, planície ou montanha.

 Vestido da Natura, cinto da Ana Sousa, chapéu de gondoleiro que comprei em Veneza e casaquinho de renda  que veio do Brasil,  presenteado por uma  irmã querida

Look final. Aqui adaptei ao chapéu, a minha coroa de flores.Vestido Natura (uma loja que é a minha cara pois lá encontramos uma deliciosa fusão cultural entre o ocidente e o oriente) cinto  Ana Sousa, chapéu de gondoleiro que trouxe de Veneza e um adorável casaquinho de renda que veio do Brasil, presente de uma irmã muito querida

Colhi as flores no campo escolhendo uma mistura de cores que adoro : amarelo. branco e lilás arroxeado

Colhi as flores no campo fazendo uma mistura de cores que adoro: amarelo, branco e púrpura

Com a tesoura cortar as flores em pequenos raminhos e colocar numa taça. Medir o fio de cobre à volta da cabeça e deixar sobrar 10 cm da cada lado. Cortar com o alicate  esta medida duas vezes e dobrar pelo meio,  de jeito que as pontas do fio fiquem arredondadas.

Com a tesoura cortar as flores em pequenos raminhos e colocar numa taça. Medir o fio de cobre à volta da cabeça e deixar sobrar 10 cm da cada lado. Cortar com o alicate esta medida duas vezes e dobrar pelo meio, de jeito que as pontas do fio fiquem arredondadas.

Atar o barbante ao aro de cobre e ir posicionando os ramos já cortados em um único sentido e prendendo  fortemente à volta do aro . Arrematar com um nó deixando sobrar 10 cm do fio de cobre para cada lado

Atar o barbante ao fio de cobre, já dobrado, e ir posicionando os ramos já cortados em um único sentido e prendendo fortemente  as fores com o barbante em movimentos circulares. Arrematar com um nó deixando sobrar 10 cm do fio de cobre para cada lado

A guirlanda pronta a ser usada

A guirlanda pronta a ser usada

Vestido com estamparia   belíssima!  Adoro essa paleta de cores!

Vestido com estamparia belíssima! Adoro essa paleta de cores a combinar com a guirlanda

Liberte a criatividade  que existe dentro de você e seja muito feliz !

Solte a criatividade que existe dentro de você e seja muito feliz! Beijinhos