Hoje reservei a tarde para limpar o pó dos meus queridos elefantes. Tenho uma adorável coleção e ela é muito especial!
Especial porque nenhum dos elefantes foi comprado por mim, todos foram miminhos de amigos e família que sabendo da minha admiração por esse nobre animal, traziam-me prendas dos lugares mais longínquos. Sinto-me uma privilegiada pois minha coleção já ultrapassa as 120 unidades, isso que dizer que pelo menos umas 100 pessoas lembraram-se de mim quando depararam com esse bichinho lindo! (algumas presentearam-me com mais de um)
Para guardar meu rico tesouro, procurei uma prateleira bem bonita e que encaixasse numa parede da minha sala, parede essa que localiza-se bem em frente da entrada principal pois queria meus elefantes em uma certa posição estratégica 😉
Tive a sorte de encontrar nas Velharias um móvel maravilhoso, trabalhado em talha dourada e forrado com brocado verde, tinha alguns defeitos, mas consertei e retoquei o dourado, ficou limpa e de medidas perfeitas para o local idealizado por mim e também combinou com um sofá de tecido com padrão parecido.
Os elefantes são considerados símbolos da boa sorte, da sabedoria e da longevidade entre outras coisas e as mais diversas culturas atribuem a esses belíssimos animais significados variados. Em alguns países asiáticos, como por exemplo, Tibet e India…são venerados e simbolizam o Suporte do Mundo, abrangendo todas as dádivas que os dignos de alma merecem.
A tradição manda que os elefantes fiquem de costas para a porta de entrada e se tiverem a tromba para cima melhor ainda, pois a prosperidade entrará com força na sua casa. Se usados como talismã espantam a inveja e olho gordo 😉
Entenderam agora o porque da posição estratégica? Pois é… a minha manada está toda com o “traseiro” virado para a porta de entrada 😉 😉 😉
Outro detalhe, dizem que acariciar a tromba do elefante traz boa sorte também!
Mas, o elefante mais amado de todos, é também o menor, mas não vou mostrar aqui pois está guardado metade fora do coração e outra metade dentro! espero que quem ofereceu-me leia isso…
Ganhei ano passado e foi da mãe de uma amiga (a mãe dela já não está nesse mundo 🙁 )… ela abdicou dele e com grande carinho entregou em minhas mãos, este gesto comoveu-me imensamente! É e sempre será meu adorável talismã. Amo-o! Muito obrigado! 🙂 🙂 🙂

Amei esta prateleira em talha dourada e brocado! Ficou perfeita e valorizou minha coleção de elefantes

Tenho elefantes de todos os feitios e materiais: madeira, jade, pedra sabão, resina, cristal, vidro, metal, louça, marfinite, marfim, barro e até de cera. Nos feitios mais variados, tromba para cima e para baixo, manadas, cômicos, em forma de pregadeira, no cordão…todos lindos e amados!
Em tempo, o móvel é lindo!!!! Mas qualquer velharia que passe por tuas mãos se transforma em obra de arte!
Márcia, adoro o móvel! Amei realçar o lindo trabalhado na madeira com folha de ouro e o brocado verde ficou mesmo muito bem e a combinar com um sofá de padrão parecido.
Obrigado pelo comentário!
A dádiva da gratidão é um dom herdado por pessoas especiais com histórias especiais.
Garanto que em melhor mão (ou coração) não poderia estar!
Márcia, tão bom poder agradecer! e o melhor ainda é encontrar pessoas em nosso caminho pelas quais valem a pena cultivar uma bela e sincera amizade.
Está bem guardado no coração!