O belíssimo Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, Portugal… com mil recantos cheios de história e Arte inspirou-me a fazer esta e outras muitas ilustrações.

Pois é! Foi como encontrar um baú antigo perdido no tempo e daqueles bem grandes, que nos deixa impacientes para abri-lo e conferir com nossos próprios olhos os prováveis tesouros. A origem do do Convento do Espinheiro é anterior à descoberta do Brasil, tudo começou com uma pequenina capela, então imaginem quanta história encerra dentro dos seus limites…

Esse belíssimo Hotel tem um arquitectura fantástica, decoração clássica e fiz esta ilustração inspirada nas cores das almofadas que enfeitavam um sofá de uma das suas elegantes salas e nos graciosos “saiotes” que cobriam alguns abajures.

Esta sala era onde os monges reuniam-se para as refeições, onde todos sentavam virados para um local chamado Púlpito, que localizava-se na parede em frente a uma longa mesa. Ficava lá um superior rezando enquanto os outros faziam suas refeições em silêncio e vice-versa.

Neste post não falarei muito mais sobre o Hotel Convento do Espinheiro, deixarei para outros. Como disse anteriormente fiz alguns trabalhos artísticos inspirados nesse lugar magnífico e à medida que for mostrando-os contarei sobre o respectivo espaço.

Minha ilustração,  Vestido de festa inspirado na decoração da sala de estar do Convento do Espinheiro: cores das almofadas em veludo  com várias nuances de púrpura,  saia rodada imitando a copa dos abajures.

Minha ilustração, Vestido de festa inspirado na decoração da sala de estar do Convento do Espinheiro: cores das almofadas em veludo com várias nuances da cor púrpura e saia rodada imitando a copa dos abajures.

Que linda decoração! muito bom gosto e agradável cores

Que linda decoração! muito bom gosto e agradável cores

Outro ângulo da sala de estar do Convento do espinheiro

Outro ângulo da sala de estar do Convento do espinheiro

Púlpito, Hotel Convento do Espinheiro

Púlpito, Hotel Convento do Espinheiro