Aqui vai uma ideia de como pintar e criar em cima da superfície de um pote de barro. Muito simples e fácil de fazer e você pode inventar mil coisas, conforme o seu gosto pessoal, escolhendo cores, texturas, formas e estampas diversas.

Abaixo deixo uma lista de materiais que utilizei para criar esse trabalho artístico:

_ Pote de terracota
_ Tinta de parede nos tons de lilás e verde claro
_ Massa relêvo
_ Folha de ouro e mordente. Outra opção é usar tinta dourada
_ Papel transfer
_ Tecido algodão branco
_ Cola para tecido
_ Verniz mate ou brilhante para tinta acrílica
_ Pincéis macio e duro
_ Pedrarias diversas e cola forte

Primeira coisa é preparar o pote de barro: limpá-lo e aplicar duas ou três camadas de tinta para ficar bem opaco. Esperar secar bem. Depois escolher uma estampa de que goste e imprimir no papel transfer, depois aplicar o ferro quente sobre o papel para soltar a impressão no tecido; recortar no formato que mais gostar; eu particularmente adoro o formato oval pois lembra-me os camafeus antigos.
O próximo passo é colar o tecido no pote já pintado e seco e é fácil fazer isso pois o tecido molhado na cola fica maleável e acompanha a curvatura do pote (esperar secar). À seguir trabalhar com a massa relevo à volta da estampa, com um pincel duro, formando belos arabescos, se não tiver facilidade para fazer isso à mão livre, riscar previamente no pote. Depois dos relevos bem secos, aplicar o mordente esperando o tempo necessário e a seguir, cuidadosamente, sobrepor a folha de ouro (outra opção é a tinta dourada).
Por fim, aplicar o verniz em toda a extensão do pote, inclusive em cima do tecido (aqui fica mais o bonito o verniz mate). Distribua as pedrarias onde gostar e utilize uma cola bem forte para fixar, tipo Araldite rapid (esta cola é ótima!)…Pronto! a obra está finalizada. Se quiserem, no final, podem aplicar betume judaico para manchar um pouco a pintura.

Esperando o quê? Procurem aquele pote que provavelmente está abandonado em algum canto da sua casa e lhe dê vida!

Gostaram? Se tiverem alguma dúvida, perguntem!

Meu pote de barro depois de pronto.

Meu pote de barro depois de pronto.