Ontem fui visitar o fabuloso Castelo de Marvão e relembrar minha inesquecível passagem por ele no ano de 1995.

Já não me lembrava de todos os detalhes, mas a memória pôde ainda reviver um momento único… foi quando eu subi no ponto mais alto do Castelo e tomou conta de mim uma sensação de quase poder tocar o céu! E não é para menos! esta atractiva Vila amuralhada contendo um aparatosa Fortaleza Medieval, é em todo Portugal a que se encontra no ponto mais alto e privilegiado abrangendo vistas espectaculares.

Em outros tempos, quando os bravos guerreiros lusos travavam batalhas contra os invasores, pela posição estratégica, o Castelo de Marvão era quase impenetrável, podiam combater o inimigo por todos os flancos! o único problema era a falta de água, mas construíram engenhosas cisternas para aproveitamento máximo da chuva.

Está localizado no ponto mais alto do parque natural da serra de São Mamede, Alentejo, quase fronteira com Espanha. Foi construído servindo da arquitectura natural rochosa e formando extensas muralhas que abraçam uma pequena Vila. Esta antiga fortaleza é sem dúvida visita obrigatória para quem aprecia vistas deslumbrantes, histórias e sossego.

Mostro aqui lindas fotografias com o intuito de incentivá-los a conhecer um local único, uma Vila medieval tranquila onde podemos andar à vontade e conhecer todos os recantos, hospedarmos em uma casinha típica e apreciar a gastronomia local. Vão adorar! 🙂

Devido ao grande número de fotos, divido o post em dois, este sobre o Castelo de Marvão e outro sobre a Vila, mostrando fotos de suas bucólicas ruelas e de um lugar muito gostoso onde fiquei hospedada.

Dizem viver actualmente na Vila de Marvão cerca de 90 pessoas.

Gostaram? para breve o outro post…..

Parque natural de São Mamede

Parque natural de São Mamede

castelo_marvao_sao_mamede_alentejo_marina_mourao

O Castelo de Marvão  e suas envolvências

O Castelo de Marvão e suas envolvências

Cisterna no Castelo medieval de Marvão

Cisterna no Castelo medieval de Marvão

castelo_marvao_vila_medieval_igreja_alentejo_marina_mouraocastelo_marvao_vila_parque_natural_sao_mamede_alentejo_marina_mouraocastelo_marvao_vila_serra_sao_mamede_alentejo_marina_mouraocastelo_marvao_vila_alentejo_marina_mourao

castelo_marvao_entrada_vila_alentejo_marina_mourao

castelo_marvao_vila_medieval_alentejo_arte_marinamourao

castelo_marvao_fortaleza_medieval_alentejo_marina_mourao

castelo_marvao_medieval_centro_vila_alentejo_marina_mourao

castelo_marvao_vila_jardim_medieval_alentejo_marina_mourao

castelo_marvao_vilamuralhas_medieval_alentejo_marina_mourao

Dentro do Castelo de Marvão, um lindo bar para rdescansar e matar a sede ou tomar um cafezinho

Dentro do Castelo de Marvão, um lindo bar para rdescansar e matar a sede ou tomar um cafezinho