Caminhar por uma pequena aldeia, que virou palco durante 4 dias, para receber 55 concertos,  música portuguesa da melhor, foi sem dúvida uma experiência ímpar e que vale a pena ser repetida.
Cem Soldos é uma pacata aldeia, localizada na região centro de Portugal, onde de dois em dois anos acontece o maior Festival de música portuguesa: o BONS SONS. Para mim, foi uma surpresa muito agradável, constatar  a diversidade e grande qualidade das Bandas que atuaram em um agradável clima de paz e amor.  Esse ambiente foi gerado pela  interessante simbiose  entre artistas, população local e visitantes. Muito bonito ver este diálogo, onde os aldeões não mediram esforços para receber bem a todos, sempre dispostos a ajudar e com um largo sorriso nos lábios.

Excluindo a Música, a estrela maior, o que mais me encantou foi a lagartixa Tixa, a mascote colorida que emprestou outra graça ao evento. As senhoras da aldeia, hábeis artesãs, criaram inúmeras Tixas, de todas as cores, tamanhos, feitios e eu que sou louca por fofurinhas trabalhadas manualmente, trouxe uma de recordação, de cor laranja e decorada com pequenas florzinhas, linda!

Em Cem Soldos respirava-se Arte por todos os lados. Um belíssimo armazém virou Galeria e acolheu uma interessante exposição de fotografias; uma velha adega virou bar e lá provei o tixão, bebida fresca à base de licor beirão, vinho branco, gasosa, café e canela; a peculiar arquitetura da aldeia; os palcos mais inusitados, como por exemplo:  assisti  a um concerto dentro de uma belíssima igreja folheada a ouro; o matizado das tendas de artesanato e nas ruas o inconfundível gipsy/hippie style.

Depois de uma tarde bem passada, despedi-me relutante do BONS SONS, com a certeza de que voltaria daqui a dois anos. Não resisti! trouxe mais uma recordação, uma t-shirt da fofinha Tixa. Pegando a estrada de volta, o vento perseguiu-me e  ainda chegaram aos meus ouvidos, ritmados  e memoráveis bons sons!

 

Adorei a cor da porta!

Adorei a cor da porta!

Um festival para todas as idades

Um festival para todas as idades

Tixas para todos os gostos

Tixas para todos os gostos

Meu lindo alfinete!

Meu lindo alfinete!

Hippie style

Ansiosa pelo início do concerto

Um dos palcos do festival. Divino!

Um dos palcos do festival. Divino!

Uma interessante Instalação!

Uma interessante Instalação!

Lindas caixas vintage

Lindas caixas vintage

Galeria de arte ARMAZÉM

Galeria de arte ARMAZÉM

Minha t-shirt da Tixa

Minha t-shirt da Tixa

Me

Me

O amor....Sempre!

O amor…Sempre!